XI Concurso de Artes ABRAz

 

Veja abaixo o regulamento para participar do Concurso de Artes promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer.

ABRAz_logoRegulamento

OBJETIVO:

O XI Concurso de Artes ABRAz objetiva incentivar as manifestações artísticas como recurso terapêutico à pessoa com doença de Alzheimer ou outras similares promovendo o incentivo à manutenção e ao desenvolvimento de suas habilidades.

São consideradas doenças similares à Doença de Alzheimer as que apresentam quadro de demências ou doenças incapacitantes e/ou degenerativas do Sistema Nervoso Central relacionadas ao processo de envelhecimento. Ex.: doença de Parkinson, Demência Vascular, Demência Fronto-temporal e Demência por Corpus de Levi. Outros diagnósticos devem ser submetidos à aprovação de inscrição pela Comissão Julgadora.

PARTICIPAÇÃO:

A participação no XI Concurso Artes ABRAz é aberta a todos as pessoas com doença de Alzheimer e doenças similares e seus familiares e/ou cuidadores.

Será exigida comprovação de diagnóstico com atestado médico em papel timbrado com discriminação do quadro do paciente, nome e CRM do profissional responsável datado de 2014.

Não será exigida experiência ou habilidades artísticas específicas.

NORMAS:

  1. O XI Concurso de Artes ABRAz abrangerá 4 categorias destinadas a pessoas com doença de Alzheimer ou similares e uma categoria na qual poderão participar familiares e cuidadores de pessoas com demência.
    • Categorias para pacientes (doença de Alzheimer ou similar): Artes Plásticas, Artesanato, Escultura e Literatura
    • Categoria para Familiares e/ou Cuidadores: Fotografia
  2. Cada participante poderá apresentar até dois (02) trabalhos em cada uma das categorias, devendo respeitar os seguintes critérios:
    • Categoria Artes Plásticas (pintura, colagem e/ou desenho): os trabalhos deverão ser realizados em papel A3, tela ou tecido, devidamente emoldurados não ultrapassando tamanho máximo de 40 x 50 cm (largura x altura), considerando a moldura.
    • Categoria Artesanato: os trabalhos deverão ser apresentados em tecido, linha, lã, papel e/ou E.V.A.
    • Categoria Escultura: os trabalhos deverão ser apresentados em madeira, argila, tecido, papel e/ou materiais recicláveis e não deverão ultrapassar a medida de 40 x 40 x 40 cm (comprimento x largura x altura).
    • Categoria Literatura: serão aceitas autobiografias, poesias, contos ou relatos de experiências, sendo que os trabalhos poderão ser apresentados em papel A4 (21 x 29,7 cm) manuscritos, datilografados ou digitados (espaço 1,5 com letra tipo Arial 12). O trabalho que contiver mais de 5 folhas deverá ser entregue encadernado em brochura ou espiral.
    • Categoria Fotografia: aberta aos familiares e cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer e doenças similares, sob a temática fotográfica: “Família, afeto e demência”. Não é necessário que o familiar ou cuidador tenha inscrito obras de seu paciente.
  3. A inscrição do trabalho nas categorias destinadas ao paciente deverá ser acompanhada de:
    • Relatório médico, em papel timbrado, com discriminação do quadro do paciente, nome e CRM do profissional responsável e data do ano corrente;
    • Foto do paciente realizando a obra;
    • Histórico contendo no máximo 300 palavras relatando como a família está enfrentando a doença e quais os motivos que levaram a incentivar o paciente nestas manifestações artísticas. Devem ser descritos os resultados que a atividade oferece ao paciente e em qual período da doença este trabalho foi desenvolvido.
  4. É permitida a inscrição do participante em mais de uma categoria, exceto na categoria Fotografia na qual é permitida a participação somente de um trabalho do familiar e/ou cuidador.
  5. Cada participante terá apenas um de seus trabalhos, por categoria, classificados para a exposição.
  6. Os trabalhos deverão ser inéditos, realizados após o diagnóstico da doença e de autoria do próprio candidato inscrito.

INSCRIÇÕES:

Para participar do XI Concurso de Artes ABRAz, o familiar cuidador deverá inscrever seu próprio trabalho (categoria Fotografia) ou os trabalhos da pessoa com doença de Alzheimer ou doença similar, até a data limite de 31 de julho de 2014, observando o seguinte:

O familiar cuidador que inscrever seu trabalho, na categoria Fotografia, poderá faze-lo até a data de 20 de agosto de 2014, devidamente acompanhado da foto retratando a temática “Família, afeto e demência” e do histórico relatando a convivência com o paciente dentro do tema proposto.

ENTREGA DAS OBRAS

  1. As obras deverão ser entregues na sede da ABRAz Associação Brasileira de Alzheimer (Rua Frei Caneca, 915 – conj.3 – Cerqueira Cesar – São Paulo/SP – CEP 01307-003) até o dia 20 de agosto de 2014impreterivelmente, considerando esta a data de postagem.
  2. As obras deverão estar embaladas corretamente e acompanhadas de 1 (uma) foto colorida da própria obra, identificando no verso o nome do participante e a categoria.
  3. O envio das obras é de inteira responsabilidade dos participantes e de seus familiares.

JULGAMENTO DAS OBRAS

  1. As obras terão uma pré-avaliação com o intuito de seleção das obras que serão expostas, feitas por uma Comissão Julgadora composta por profissionais de saúde e artistas atuantes nas categorias propostas que adotarão critérios próprios.
  2. A ABRAz divulgará o resultado (obra e participante) em sua Newsletter, no site da ABRAz (www.abraz.org.br) e nas ferramentas de mídias digitais da ABRAz.
  3. A Comissão Julgadora, através de critérios próprios, escolherá 10 obras de cada categoria para a exposição, exceto a categoria Fotografia, que terá exposição de 20 trabalhos.

EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO

  1. As obras serão expostas entre os dias 11 a 14 de setembro no Salão Gran Real do Club Homs – Av. Paulista 735 (clique aqui para ver no mapa), no horário das 09h00 às 17h30 durante a realização do VIII Congresso Brasileiro de Alzheimer.
  2. Os autores das obras premiadas (1º e 2º lugares de cada categoria), receberão uma placa de participação e o prêmio no valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), R$ 900,00 (novecentos reais), respectivamente, por intermédio da ABRAz, que serão entregues no dia 14 de setembro de 2014 na cerimônia de encerramento do VIII Congresso Brasileiro de Alzheimer.
  3. Os cheques para os premiados, serão emitidos pela ABRAz, em nome do ganhador. No caso do ganhador não tiver condições de assinar o recibo correspondente, o familiar deverá fazê-lo, apondo sua assinatura, RG e CPF e grau de parentesco com o ganhador.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

  1. Todos os participantes do XI Concurso de Artes ABRAz receberão um certificado de participação.
  2. As fichas de inscrição com o termo de autorização e fotos, não serão devolvidas.
  3. As obras enviadas serão devolvidas pela ABRAz, via correio (Sedex), para o endereço informado na ficha de inscrição.
  4. A inscrição e a assinatura no termo de autorização, cedem os direitos de uso de imagem (fotos e filmagem) para serem divulgados, reproduzidos ou exibidos pela ABRAz.

Mais informações pelo site: www.abraz.org.br

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão