Tiago Moura, solidário, ajuda a mudar o futuro de crianças em Feira Nova, Pernambuco

4

 

Sabe aquele ditado que diz: ‘tudo é possível, quando se quer’!? Pois é, Tiago Moura, de 26 anos, é um exemplo disso. Nasceu carente, esforçado e talentoso, conseguiu jogar tênis pela Federação Paulista. Começou aos 9 anos de idade e morou por 17 anos na capital paulista em função do esporte.

Crescido, resolveu voltar para sua terra natal: uma cidade de 22 mil habitantes, no interior de Pernambuco. Em Feira Nova, casado, com dois filhos (uma menina, Ingridy, de criação, que tem três aninhos, e um menino, Pedro, de um ano), Tiago estava sem emprego e sem chão. Mas, com uma ideia na cabeça e no coração, que foi se consolidando quanto mais via crianças e jovens carentes (como ele havia sido um dia….) e sem sonhos.

Tinha uma moto. Resolveu vendê-la (para espanto de sua esposa!) para comprar alguns apetrechos (raquetes, redes, bolinhas) para iniciar uma escolinha de tênis.

Cidade pequena, sem muito acesso a informação, ninguém praticamente sabia o que era esse esporte. Tiago passou a dar palestra nas escolas, explicando o jogo, as regras, a importância do esporte!

tenis 7 alunos

Resultado?!….

Atualmente, Tiago Moura mantém uma Escolinha de Tênis na cidade, atendendo 180 alunos. Trabalha como motorista, ganhou um terreno da prefeitura para construir o futuro da escola, mantém página na internet, e por meio dela conheceu um brasileiro que mora, há nove anos, em Nova York. Ele, sensibilizado, ao visitar o Brasil, foi até Feira Nova e presentou a escola com 22 raquetes de tênis e roupas novas para a criançada. Tudo depois que a equipe do Globo Esporte Nordeste fez uma matéria e divulgou essa iniciativa solidária!

Segundo Tiago, muita ajuda ainda é necessária para fortalecer o projeto. E, por isso, a divulgação é tão importante! Portanto, aqui, também compartilho com vocês a breve, porém, importante história de Tiago e sua Escolinha de Tênis, uma atitude aparentemente simples que já começa a gerar novas oportunidades para o futuro de crianças e adolescentes.

 

Leia abaixo a entrevista com Tiago Moura:

 

Faz Muito Bem (FMB): Quanto tempo tem o projeto?

Tiago Moura:

O projeto foi fundado em 10 de agosto de 2014, tem 10 meses. O projeto começou com 20 crianças e jovens, com idade a partir dos 7 anos até a adolescência, e hoje atendo 180 jovens.

 

FMB: O que te levou a iniciar o projeto?

Tiago Moura:

Bom, o que me levou a começar o projeto foi um sonho que eu tinha desde os 16 anos. Tinha vontade de criar um projeto com tênis na cidade em que nasci, e aí quando cheguei na cidade eu não tinha emprego, nada. Só tinha uma moto que era pra rodar moto-taxi e ganhar o dinheiro para sustentar minha família e também vi que tinha muitos jovens sem emprego e sem ter o que fazer nas ruas. Foi quando veio a ideia de começar o projeto. Mas eu sabia que o material de tênis era muito caro e foi quando decidi vender minha moto e comprar 11 raquetes.

FMB: Qual o objetivo da escolinha de tênis?

Tiago Moura:

O objetivo deste projeto é formar, não jogadores de tênis, mas fazer com que esse esporte seja um meio, um caminho para que eles não entrem no mundo errado. Quero ajudar a formar bons cidadãos. O tênis, em si, é um esporte que não permite palavrão, o jogador deve cumprimentar o adversário, não é um esporte de contato, é um esporte fino, educado. Ele ajuda a reeducar o jovem.

FMB: Você percebe mudanças nas crianças que participam do projeto?

Tiago Moura:

Sim, muito, pois temos parceria com as escolas. As crianças e os jovens não podem ficar fora da escola senão não participam do projeto. E devem ir bem na escola e tratar todos com educação. Então, os professores já perceberam mudanças importantes. Além disso, também temos conseguido ajudar um pouco às famílias com distribuição de cestas básicas por parte do projeto!

FMB: Recebe ajuda para o projeto?

Tiago Moura:

Ajuda é importante pois ainda falta muita coisa.

Pela internet conheci um rapaz, brasileiro, Marcelo Reda, que já nos ajudou e a quem agradeço.

A equipe do Globo Esporte Nordeste nos ajudou muito, divulgando uma matéria. Agradeço ao repórter André Gallindo, ao diretor de redação do Globo Esporte Nordeste, Rodrigo Góes e ao diretor da produção do Esporte Espetacular, Marcelo Prata.

A prefeitura, agora, nos deu um terreno para a construção futura da escolinha de tênis.

Toda ajuda é bem-vinda.

FMB: O esporte pode ajudar a mudar o futuro de uma criança carente? Mudou o seu?

Tiago Moura:

Pode sim! O esporte é também importante pra saúde, pra educação, pra qualidade de vida. O tênis mudou, sim, minha vida! Hoje sou essa pessoa por conta do tênis e acredito que ele mudou e vai mudar a vida destas crianças e jovens.

FMB: Aonde quer chegar, Tiago?

Tiago Moura:

Bem, Lina Menezes, eu quero chegar a ver essas crianças e jovens com futuro melhor, com sonhos, com objetivo e que eles possam acreditar que são capazes. Quero chegar a ter nossa escolinha construída e ser referência para outras cidades. E mostrar que não precisamos só de políticos e que, juntos com o esporte, podemos chegar lá! Também podemos ter dignidade, honestidade e ser uma pessoa reconhecida pelo seu trabalho. E isso não tem preço! Você ver uma criança ou um jovem sorrir e ver que ele sonha a ser um jogador, um doutor etc e que ele pode ser e acreditar é o máximo!

Mais informações:

Tiago Moura

(página dele no facebook e página do Projeto Tênis para o Futuro)

https://www.facebook.com/tiago.moura.5496

https://www.facebook.com/projetotenisparaofuturo?pnref=lhc

 

Algumas fotos enviadas por Tiago Moura:

 

4 Responses

  1. Rita Rocha

    QUERO PARABENIZAR MEU SOBRINHO TIAGO MOURA PELA INICIATIVA , POR NÃO DESISTIR DE SEUS SONHOS,FORAM MUITAS PEDRAS NO CAMINHO ,MAIS VC TIAGO FOI MUITO PERSISTENTE ABRIU MÃO DE ALGO IMPORTANTE EM FUNÇÃO DO PROJETO…PODE TER CERTEZA QUE DEUS É SEU GUIA E VAI ESTAR TE GUIANDO CONTINUAR TE ABENÇOANDO , BOTANDO ANJO DE LUZ EM SUA VIDA.PARA VC TIRO MEU CHAPÉU ,NÃO POR SER SUA TIA MAIS PELO EXEMPLO QUE ES.CONTE COMIGO EM UM MOMENTO CHAMADO SEMPRE.

    Responder

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão