Tem dúvidas sobre manipulação de alimentos?

 

alimentosPois é. Parece simples manipular alimentos e preparar uma refeição, não é? Entretanto se a gente não seguir normas de higiene e cuidados básicos ao lidar com alimentos podemos ser um grande foco de transmissão de doenças. E às vezes por puro desconhecimento.

Falhas associadas à manipulação dos alimentos são consideradas a terceira principal causa de doenças transmitidas por alimentos, perdendo apenas para problemas no controle da temperatura de preparo e conservação dos alimentos e na qualidade da matéria-prima.

Para ajudar nessa tarefa e torná-la saudável, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove, a partir do dia 16 de julho, um curso a distância para pessoas que manipulam alimentos.

 

Quem pode participar do curso?

 

  • funcionários de restaurantes, bares e lanchonetes
  • responsáveis por estabelecimentos que servem e preparam alimentos
  • donas de casa
  • empregado doméstico

shutterstock_98440922 “Qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer esse curso para manipuladores deve se cadastrar e passar por todas as etapas do curso que fala sobre segurança dos alimentos, boas práticas, para que ele consiga produzir alimentos mais seguros. Mas o foco principal são os manipuladores que trabalham no serviço de alimentação para melhoria da qualidade do produto oferecido nesses locais”, afirma Denise Resende, gerente-geral de alimentos da Anvisa.

 

O curso é gratuito e tem carga horária de 60 horas. Vai ser concedida uma declaração aos participantes que passarem pela avaliação final. As inscrições já estão abertas pelo site www.anvisa.gov.br.

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão