Reserva financeira?!…

Estava aqui a pensar…. no quão difícil é ter mais de 60, 70 anos e não ter reserva financeira.

O mercado ainda alija dos processos seletivos gente de mais idade. Hoje em dia pós 40 anos já corre o risco de sair da fila do emprego.
Nosso organismo cansa mais rápido para enfrentar noites em claro ou ficar de pé horas a fio. Mas, a capacidade de raciocínio e a experiência juntada são de muito valor, boa moeda de troca.
Há pessoas que nem se lembraram de economizar, de poupar, de guardar dinheiro para o futuro.
Outros nem ganharam o suficiente para poupar. Outros, certamente, sofreram perdas e prejuízos na trajetória, ainda que contra sua vontade.
Uma rede de percalços.
E a longevidade conquistada nos traz esse desafio descomunal: viver tanto mais, como?
Aos jovens de hoje a educação continuada há de incluir essa temática sobre o viver no futuro que requer, além de medidas preventivas para manter saúde, ações que ajudem a garantir, de preferência, mais que o apenas pagar as contas mensais. Que sobre para usufruir de prazeres que sonhados uma vida possam acontecer nos tempos finais.
Ahhh como gostaria de ver preocupação e propostas inovadoras e exequíveis nas plataformas da disputa eleitoral.
(mas, como sou otimista de plantão, acredito, me angajo e torço pelos movimentos e grupos que abraçam a causa de geração de emprego e renda para os mais vividos, além do preparo adequado para aposentadoria que, pra muitos, é mais um tipo de luto a enfrentar. Tem jeito? Sempre tem!)

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão