É importante conhecer os tipos de gorduras para saber adotar na alimentação diária o que faz bem.

A ingestão de gorduras, na cadeia alimentar, deve ser feita de maneira equilibrada. Pois o consumo excessivo de gorduras inadequadas pode prejudicar a saúde do coração.

As gorduras são dividas basicamente em saturadas e insaturadas.


Gordura SATURADA:

– é aquela gordura que fica sólida à temperatura ambiente e tem facilidade em se depositar na parede das artérias e formar placas de ateroma (que podem levar a um infarto).

– são encontradas principalmente em gorduras animais:

• carne (de vaca e de porco)
• leite (gordo)
• queijos amarelos
• linguiça
• frituras em geral

Gordura INSATURADA:

– é aquela gordura que fica líquida à temperatura ambiente e se divide em dois tipos:

Gordura Poli-insaturada:

– presente em óleos vegetais (soja, canola, milho) é considerada benéfica e pode substituir a gordura saturada. Está presente também em cremes vegetais como as margarinas.

Gordura Mono-insaturada:

– presente em azeites, no abacate, nas frutas que tem maior teor de gordura como castanha, nozes, avelã. São alimentos que ajudam a aumentar o fator HDL, bom para proteger o coração.

 

Gorduras Trans:

Vale ainda lembrar que há as gorduras trans que são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial. São as que mais prejudicam a nossa saúde. Estão presentes principalmente em alimentos industrializados e são utilizadas para melhorar a consistência de alimentos e aumentar a vida útil de alguns produtos. Por isso fique atento aos rótulos de alimentos como bolachas, maionese, manteiga, pães de forma, gelados cremosos, pipoca de micro ondas, congelados e até sopas e cremes instantâneos e batata frita (congelada).

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão