Preparação do 4o Congresso Envelhecimento Ativo

 

Manhã produtiva participando da reunião de organização do 4º Congresso Envelhecimento Ativo, que acontecerá no dia 22 de setembro, das 8h às 17h, na Câmara Municipal de São Paulo.
A coordenação, sempre eficaz, da querida Luciana Feldman, do gabinete do vereador Gilberto Natalini – que lidera esta iniciativa.
O tema da edição deste ano é ‘Envelhecimento, trabalho e inclusão social : desafios e perspectivas’.
Uma programação intensa está sendo alinhavada para que possamos, juntos, realmente dar uma contribuição conceitual e prática nesta questão prioritária e emergente.
Diante dos cerca de 14 milhões de desempregados brasileiros (de todas as faixas etárias, incluindo os acima de 50/60 anos), imagina-se o tamanho do desafio. Num país, inclusive, em que não sabemos envelhecer, o envelhecimento ainda é visto com preconceito – cultural!, sem falar na encrenca da previdência/aposentadoria, entre outras questões…
O enlace de gerações (como bem traduziu Sérgio, da Oboré, o termo ‘intergeracionalidade’) é fundamental nesse processo. O que estará contemplado num concurso que será lançado, envolvendo a comunidade (social e acadêmica), com apoio do Hospital Premier.
Eu, realmente, acredito na soma de esforços e talentos em prol de uma causa maior. E, ainda que a angústia por soluções me assombre, sinto-me feliz por estar fazendo parte – como uma formiguinha – de um movimento de reflexão e construção de novas bases mais saudáveis para os longevos.
E como aprendi, mudar o país, o estado, é terreno árido e difícil. Mas, podemos começar no município, na comunidade em que estamos inseridos.
Ufa, esse tipo de encontro e de troca me faz muito bem!
Obrigadaaaa!!!! bjs

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão