Parceria empreendedora!

 

A Saúde do Trabalhador é o foco. De nossa reunião, uma parceria entre ANMAT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) e a Faz Muito Bem – comunicação e educação em saúde, longevidade e cidadania, deve render uma ação especial voltada a incluir e incentivar a capacitação, inclusive para novas atividades, pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho. E motivar o Médico do Trabalho a lidar com as variáveis do envelhecimento. Medidas preventivas para promover saúde e qualidade de vida.

“As pessoas sempre têm a capacidade de aprender. A perda cognitiva antes dos 70 anos é desprezível. A maior taxa de crescimento entre usuários de internet é acima de 50 anos”, enfatiza a dra Marcia Bandini, presidente da ANMAT.

“A produtividade também não diminui com a idade, podendo até melhorar devido a maior precisão, responsabilidade e tomada de decisões melhores”, complementa.

É importante que os gestores das empresas saibam que a inteligência não muda com a idade. “Estudos mostram que 80% das ideias inovadoras que agregam maior valor vem de pessoas com mais de 40 anos”, diz Bandini.

E argumentos que salientam que contratar uma pessoa mais velha custa mais caro e aumenta também o plano de saúde podem ser facilmente jogados na lata do equívoco. A dra Marcia explica: “Podem ser de maior remuneração, mas o custo da substituição pode sair ainda mais caro devido ao tempo de formação e da experiência. E quanto a planos de saúde, apesar do custo individual ser maior, tem menos dependentes. Tendem a apresentar menos faltas por casos agudos e acidentam-se menos”.

No universo da Medicina no Trabalho, o nome da dra Marcia Bandini é destaque. Numa carreira de sucesso atua no segmento Saúde do Trabalhador desde 1994. Geriu a área em multinacionais, em diversas associações e julga que auxiliar na formação de novos profissionais para este setor é fundamental, daí exerce as funções de consultora sênior e docente da Área de Saúde do Trabalhador no Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.

 

Espero que, em breve, possamos publicar também um livro sobre a inclusão de pessoas com mais de 50 anos! E ajudar a promover medidas preventivas e a saúde do trabalhador!

 

Publicações da Associação Nacional de Medicina do Trabalho:

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão