Olhos de águia x Descolamento de vítreo

 

Gabava-me de ter olhos de águia. Tamanha nitidez era absurda! Tanto de perto quanto de longe.
Contei exatamente isso a uma amiga, num café, ontem. Ela me perguntava se era normal estar começando a ter problemas de visão por volta dos 50 anos… disse-lhe: sinto muito, mas é do processo natural da vida.
 
A vista da gente vai ficando cansada, lá pelos 40rentinha! Junta o estresse danado da vida corrida e a tal presbiopia instala-se. Um óculos charmoso é o que se recomenda a partir de então. Nada de fazer como eu! (usar óculos de leitura! rs sabe o que é? aquele adquirido em banca de jornal e até em livrarias, especialmente, em aeroportos!). Antes podíamos encontrar em farmácias… mas, essa venda de óculos padronizados grau 1, 2, 3 etc foi proibida. Ainda bem!… (por favorrrr, esqueçam essa minha confissão…rs)
 
Hoje voltei ao oftalmologista. Tenho feito revisões anuais. Aproveitei pra pedir ao dr checar fundo de olho etc pois minha mãe acaba de receber o diagnóstico de glaucoma (já em tratamento). E como pode ter características hereditárias, melhor todo mundo da família verificar (viu, manos?!!!)
 
Ah, e acabei descobrindo uma novidade: tenho o que chamam de Descolamento de Vítreo, de causas variadas…. mas, também por idade…. snif. Sinto como se pontinhos pretos me acompanhassem ao olhar. Piora na luz. Vou fazer mais exames pra mapear a retina…
 
Como em tudo há de existir a tal lei da compensação. Os olhos físicos podem não ser os mesmos… Porém, enxergo muito mais hoje do que quando menina. Há visões que me fazem sorrir, outras me assustam em tempo de me afastar, algumas me provocam e me instigam, e há as que me acalentam a alma. Visões que só a idade me traz de presente.
 
Penso que, a essa altura, ahammmm… prefiro conviver com os meus pontinhos de sombra que já vejo como pontos de delicadeza… pois balançam ao sabor do meu piscar! rs
*** O que recomendo? Vá ao oftalmologista, principalmente, a partir dos 40 anos. Qualquer problema detectado no início tem melhores possibilidades de cura ou controle. E, por favor, mantenha uma boa visão… da vida! bjs
linamenezes19jan17

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão