Novo conceito de morar no +50 Faz Muito Bem! Assista na tv!

No Brasil já se percebe uma nova tendência por moradias compartilhadas. Conversei com o professor Bento da Costa Carvalho Junior que coordena a Vila ConViver (iniciativa da Adunicamp) que tem o conceito de cohousing e com a artista plástica Mari Pini da Casa Tucuna que pratica o coliving.

Eles contam peculiaridades dessas novas formas de morar. Por um lado, estimula o convívio social combatendo solidão, depressão e criando oportunidades. Por outro, conviver em comunidade é um aprendizado incrível também no enfrentamento de conflitos. O individualismo atroz dá lugar a um novo jeito mais coletivo. Fácil? Não. Tanto que, como conta o professor Bento, muitas das comunidades (cohousing) americanas se desfazem após 10 anos.

Boas soluções passam por vários critérios: por exemplo, fazer um bom estatuto que requer um rico processo de discussão e planejamento até se chegar a um consenso.

E para saber mais, vale assistir ao programa +50 Faz Muito Bem! Bem-vindos!

 

(o programa foi ao ar na Tv Câmara SP na sexta (17 maio).

O +50 Faz Muito Bem vai ao ar toda sexta, 14h30, na Tv Câmara SP, 14h30 (canal 7 NET e 61.4 sistema aberto de televisão)!

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão