Livro: Regulação da Saúde, do prof. Rui Nunes, um presente especial

 

Estava aqui trabalhando em ritmo acelerado, quando, por correio, me chega cá uma entrega!

 

IMG_4677

 

Do professor dr Rui Nunes, um mestre, diretamente do Porto, Portugal!

IMG_4683 IMG_4686

Um privilégio ganhar de presente a terceira edição do livro ‘Regulação da Saúde’, pela editora Vida Económica, com direito à dedicatória! Feliz aqui! Uma preciosidade deste médico que é especialista em Bioética e tem mais de 20 livros publicados relacionados com saúde, bioética, cultura e sociedade. Aproveito para salientar, ainda, as publicações das obras Prioridades na Saúde, Testamento Vital e GeneÉtica.

 

IMG_4427
Tomo a liberdade de reproduzir um pequeno trecho da Conclusão deste tratado do prof. Rui Nunes… 

 

A política de saúde – para além de ser um espelho da sociedade em que vivemos – deve ser encarada como o garante de determinados valores nucleares, essenciais para a construção de uma sociedade justa e democrática. Valores como a liberdade, a igualdade de oportunidades ou o bem comum, devem ser devidamente equacionados de modo a que a proteção da saúde não seja considerada apenas como um bem individual mas, a fortiori, como um investimento social. Contudo, a saúde é também um bem económico de extraordinário impacto nas sociedades ocidentais. Em Portugal, a despesa pública neste setor ultrapassa já a média dos países que integram a OCDE, pelo que os critérios quer presidem à alocação de recursos devem ser claros e transparentes. A convergência entre a equidade e a eficiência tornou-se, por isso, a marca genética da reforma estrutural do setor da saúde. E é neste contexto, de elevado nível de exigência social que se enquadra a emergência da regulação independente na saúde. Desde modo, a criação da Entidade Reguladora da Saúde pretendeu evitar as disfunções do sistema e corrigir os desvios de atuação dos diversos operadores num ambiente fortemente competitivo e concorrencial. No entanto, é inevitável um reforço do sistema regulatório em Portugal. Assim, termino esta obra sugerindo alguns campos de reflexão para o futuro da regulação saúde.

* o pilar essencial da política de saúde o sistema de saúde

* a garantia de qualidade como desafio do sistema de saúde

* a excelência clínica não deve descurar a humanização da saúde

* elevado nível de responsabilidade social

* o papel da Entidade Reguladora da Saúde

 

Prof Rui Nunes. a quem muito estimo, parabéns pela obra e muito obrigada! Já está em meu acervo!

 

 

*** Aproveito e convido a todos para assistir aos programas de televisão Faz Muito Bem sobre Testamento Vital, com a participação do especialista português.

programa 1

programa 2

 

 

 

 

 

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão