Iatrogenia

 

Iatrogenia é uma doença com efeitos e complicações causadas como resultado de um tratamento médico. O termo deriva do grego e significa de origem médica, e pode-se aplicar tanto a efeitos bons ou maus.

Em farmacologia, iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos. Geralmente a palavra é usada para se referir às consequências de ações danosas dos médicos, mas também pode ser resultado das ações de outros profissionais, como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, dentistas, etc. Além disso, medicinas alternativas também podem ser uma fonte de iatrogenia.

Uma causa muito comum de efeitos iatrogênicos, que acarreta em óbito, é a interação medicamentosa, que é quando um ou mais medicamentos alteram os efeitos de outros que estão sendo tomados pelo paciente, que podem aumentar ou diminuir a ação do mesmo. Efeitos colaterais, assim como reações alérgicas a medicamentos, também são uma forma de iatrogenia.

Com o passar do tempo, algumas bactérias se tornan resistentes a determinados medicamentos, e essa resistência também é uma iatrogenia.

 

Alertas:

– Especialmente acima dos 50/60 anos, quando o risco de doenças concomitantes é maior, faz-se necessário redobrar o cuidado com as interações medicamentosas, evitando intoxicações e complicações que podem levar à morte.

– O profissional da área médica/saúde deve averiguar todos os tratamentos que o paciente faz para prescrever novas medicações, avaliando os riscos, além de orientar a administração adequada.

– O paciente deve esclarecer todas as dúvidas e adotar procedimentos claros, práticos e rígidos para a tomada adequada dos remédios, respeitando posologia, horário e demais orientações médicas.

– Diante de qualquer sintoma diferente ou agravo na saúde deve-se consultar imediatamente o médico e/ou um sistema de saúde.

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão