Hortinha na cozinha

A vida moderna nos trouxe mudanças nos hábitos alimentares. Passamos, nesse processo, a consumir muito mais sal, açúcar e gordura. Argh!!!! Isso faz mal ao organismo e aumenta a chance de doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes e Obesidade.

Nosso hábito alimentar se forma na infância, quando termina a amamentação e começa-se a introduzir alimentos. Nesse período, quanto mais variados e saudáveis os alimentos, melhor. ‘Vamos aprender a gostar de alimentos mais saudáveis’, diz a nutricionista Sueli Longo.

Mas, digamos que nossos pais nem sabiam disso e não nos ofertaram a alimentação dessa forma. E hoje comemos errado. Primeiro porque gostamos de salgadinhos, doces, a gordurinha da picanha etc. Depois porque justificamos que não temos tempo, comemos fora de casa. E ainda por cima, não nos agrada o gosto de legumes, verduras e frutas.

Aháaaa!! Tem solução até pra gente! Segundo a especialista nós podemos re-treinar nosso paladar. ‘Você vai reduzindo, gradativamente, o sal, por exemplo, e vai utilizando ervas aromáticas como novos temperos”, ensina dra Sueli.

Há pacientes, diz ela, que depois de pouco tempo, relatam: ‘Puxa, estou sentindo o sabor do tomate”. E isso acontece com todos os alimentos… porque o sal acaba mascarando o sabor real de cada alimento. Portanto é um equívoco acharmos que sem sal falta gosto seja no arroz, na salada ou na carne.

Podemos também levar ao trabalho marmita de casa (bentô tá na moda!) ou escolher, no restaurante por quilo – que são os mais comuns – os alimentos mais saudáveis.

 

Horta em casa

Você pode adquirir ervas e temperos naturais – como hortelã, manjericão, salsa, cebolinha, entre outras delícias – na feira, no supermercado, no sacolão. Mas, pode também manter vasos em casa. Cultivar uma pequena horta pode ser, além de prazeroso, também muito prático para dar sabor aos pratos!

Por que não experimenta??!!!

Veja abaixo algumas ideias!!

(pode me mandar foto da sua hortinha em casa ou uma receita de um prato que tenha feito com menos sal ou menos açúcar… que publico aqui no site e compartilho com o nosso público!)

0f32b05d8fc28ff9b625a9ae12ccff71 5fac3ef8921b7f04d253f2679ad07610 d5725e19e87e4424b447d4aab212aeb8

 

 

 

 

 

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão