Flávio Tiné, jornalista homenageado em Caruaru

13872673_1266856853347941_8226067701838149217_nApós abertura dos trabalhos de 2015 no dia 3 de fevereiro à noite, a Câmara Municipal de Caruaru prestou homenagem ao jornalista Flávio Tiné, de 78 anos, concedo-lhe o título de Cidadão de Caruaru por “relevantes serviços prestados ao Município”.

O decreto justifica a honraria pelo esforço do profissional na divulgação de feitos e eventos da cidade, que defendeu a vida inteira como voluntário.

Em todos os jornais, revistas e assessorias de imprensa em que trabalhou durante mais de 40 anos o jornalista manteve contato permanente com o Deputado Federal e ministro da Justiça Fernando Lyra, os escritores José, João e Elysio Condé e outras personalidades, sempre na defesa dos interesses da cidade.

No Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde foi assessor de imprensa por 21 anos, ajudava os que o procuravam, independentemente de condição econômica ou social. A saúde pública no Nordeste era precária. Hoje Caruaru é importante centro médico e conta até com Faculdade de Medicina.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Leonardo Chaves, há 40 anos representando o povo e reeleito presidente do Legislativo Municipal pela terceira vez. Advogado e dentista, Leonardo Chaves conviveu com dois irmãos do homenageado, já falecidos: Vital Maria Tiné, advogado como ele, que trabalhou também com o secretário da Câmara, e Adelmo Tiné, que apresentava noticiários na Rádio Difusora de Caruaru e em seguida na TV Jornal, bem como fora assessor do prefeito José Queiroz.

Ao receber a comenda, Flávio Tiné, que nasceu em Gravatá, estendeu a homenagem à família Tiné, que tem suas origens no distrito caruaruense de Serra Velha. O sobrenome é uma derivação de Tonel, nome dado originalmente aos homens que vendiam água em tonéis no Norte da França, surgindo em seguida Tonel, Tinélli, Tineli, Tinetti, Tinet e Tiné. Não se sabe exatamente quando surgiram os primeiros Tiné no Nordeste, sobrenome que hoje se espalha por todo o Brasil.

http://blogdotine.blogspot.com.br/

 

 (Flávio Tiné é também um cronista de mão cheia. Participante ativo aqui no Faz Muito Bem, já passou também pelas redações dos jornais Última Hora, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Eu o conheço há muitos anos desde que me atendeu, com eficácia e gentileza, pela primeira vez numa gravação educativa no Hospital das Clínicas em São Paulo. Forte abraço, querido amigo. Homenagem merecida! – Lina Menezes )

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão