Finitude e Testamento Vital na Virada da Maturidade

Incrível o público interessado e participativo hoje (12 de abril) em nossa ação sobre Finitude, Testamento Vital e Cuidados Paliativos, na Unibes Cultural, como parte da Virada da Maturidade 2019.

 

Estivemos eu (Lina Menezes, da +50 Faz Muito Bem), o advogado Ernesto Lippmann e a médica Dalva Matsumoto palestrando sobre essa temática ainda pouco conhecida por parte da população e que ainda requer maior envolvimento também por parte dos profissionais das áreas médica e de saúde.

 

Muitas perguntas foram feitas pelos participantes. Ainda que nosso horário tenha sido estendido, certamente faltou tempo para esclarecer tantas questões do público que levou pra casa uma série de reflexões, um bocado de informação e, inclusive, um modelo de documento de Testamento Vital e a informação sobre as ‘Cartas na Mesa’ – da Coda Alliance, produto traduzido e adaptado pela SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que apresenta uma série de questões que podem ajudar o indivíduo pensar e elencar o que lhe é importante como diretrizes de fim de vida.

Dr Ernesto Lippmann, especialista em Diretivas Antecipadas de Vontade e Testamento Vital posicionou a platéia também sobre o andamento da legislação brasileira na área.

A oncologista dra Dalva Matsumoto, do Instituto Paliar e também dirigente na Hospedaria do Hospital do Servidor Público Municipal ressaltou a importância dos Cuidados Paliativos, que podem e devem fazer parte em várias fases para controle e acompanhamento de doenças, e não apenas na terminalidade.

Reforcei também a importância de aprendermos a lidar com a finitude e com a morte com mais naturalidade, afinal é a única grande certeza que temos na vida. Um dia todos iremos morrer. E, de preferência, que possamos ter nossa biografia, nossos valores, nossas vontades, respeitadas.

Mais dicas:

Dra Dalva Matsumoto estará participando do programa Observatório do Terceiro Setor, na Rádio Trianon, quinta-feira que vem, (18 abril), das 14h às 15h falando sobre Cuidados Paliativos! Sintonize!

Em breve, aqui e também no site www.diretivasantecipadasdevontade.com, mais informações e também modelo de formulário para o Testamento Vital.

Logo mais também estaremos divulgando data e abertura de inscrições para o novo evento sobre Testamento Vital que faremos em São Paulo em outubro.

A Virada da Maturidade 2019

Os principais focos do festival são a experiência da maturidade e a reflexão sobre a longevidade.

As ações, que acontecem em diferentes pontos da cidade, simultaneamente, durante 4 dias, oferecem oportunidades inspiradoras e transformadoras com a presença de pessoas maduras que expõem sua experiência de vida.

Com vivências, informações e reflexões sobre o bem envelhecer, a Virada da Maturidade serve de vitrine para iniciativas interessantes e promove ações diversificadas em vários temas relevantes revelando oportunidades e alternativas para uma vida longa e feliz.

Premiada com o “Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade” 2018-2019 na categoria “pessoa idosa” promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, recebeu reconhecimento público como organização engajada na inclusão social e na valorização da diversidade no município de São Paulo.

Acompanhe as atividades! Acesse: http://viradadamaturidade.com.br

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão