É nosso espaço! Sejam bem-vindos, por Lina Menezes

9

lina menezes site capa reestreia 8março16Olá! Estou feliz hoje. E, confesso, com um friozinho na espinha…. misto de ansiedade, medo e alegria. A vontade é muita. Mas, o desafio é imenso. E só se nos somarmos e potencializarmos teremos mais chance! De construir um novo olhar, melhor, sobre o avançar da idade e quebrar paradigmas. Muitos e necessários.

Começa hoje!

Como prometi, reestreamos este espaço – o Faz Muito Bem 50+ para incentivarmos o mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos, motivarmos mulheres e homens a se reinventarem para sobreviver, aproveitar a vida, resgatar sonhos, ousar planejamentos novos, buscar ser mais leve, mais feliz.

Pensei um bocado… E apesar de não estar pronto, revisado, recheado de mil conteúdos úteis (há muitas dicas legais que vou postar aqui toda semana! Aliás, vamos todos!), resolvi botar no ar, hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Um dia que só existe (ainda) por termos tanta desigualdade salarial; pela violência doméstica matar cinco mulheres, por hora, no mundo, em pleno 2016!; pelos altos índices de estupro e abuso sexual de meninas; pelo machismo persistente; pela dificuldade da mulher ascender cargos políticos, empresariais e intelectuais.

No mesmo descompasso, estamos todos – mulheres e homens brasileiros – com mais de 50 anos de idade. Viver por mais tempo não tem significado uma conquista. Precisamos inverter isso. Criar um novo olhar, mais justo e digno, ao envelhecer e sobre a longevidade.

Quanto mais experiência, melhores as condições de gerir, construir, ensinar, fazer e acontecer. Em todos segmentos. Temos inúmeros bons exemplos na história (vamos procurar dar visibilidade aqui).

Muitas são as temáticas a enfrentar e a refletir no universo da longevidade. Entretanto, após 10 anos envolvida com o universo do envelhecimento e mais intensamente nos últimos três anos, implementando o site e ações educativas pelo Faz Muito Bem 50+, percebi que há uma questão básica a ser resolvida prioritariamente: a sobrevivência e o viver com dignidade. O que requer, recursos. E conversando com muita gente, com 50, 60, 70, 80 anos e mais, fica evidente que o que se quer é trabalhar!

 

‘Muita lenha ainda tenho pra queimar, disse-me um geólogo competente. Sou um especialista. Troco minha aposentadoria por trabalho’. 

‘Cursei duas universidades, fiz pós, exerci cargos em empresas nacionais e multinacionais, aposentei. Arrisquei e perdi quase tudo. Hoje, tenho 68 anos, contou-me um administrador. E preciso de trabalho para pagar as contas no final do mês.’

‘Perdi o emprego, aos 49 anos, desabafou outro. Desde então, não consegui mais me recolocar no mercado. Estou com 53. E vivo de bicos. Um desespero.’

‘Fiz Direito. Trabalhei em escritórios incríveis. Fui sócia. Resolvi desacelerar para cuidar dos filhos. Mas, nunca deixei de exercer a profissão. Estou atualizada. Meu marido morreu. Hoje quero me dedicar mais ao trabalho. Mas, minha idade, tenho 71 anos, tem sido um empecilho’. 

‘Tenho 80 anos. E muito lúcido. Faço exercícios todo dia. Guardei um pé de meia. Já cansei de viajar. Quero ser útil, depois de trabalhar a vida inteira’. 

 

É nosso, de verdade!

Claro que há riscos, quando um site como este decide abrir espaço para que todo mundo que queira possa publicar aqui e participar! Mas, trabalho uma vida na área de comunicação e educação, então, não poderia ser diferente – a essa altura! Abro diversas seções para que você possa, facilmente, escrever um texto, contar uma história, divulgar uma dica, mostrar serviços e produtos, ajudar a levantar temas importantes que possam ajudar a melhorar o mercado de trabalho para pessoas acima de 50 anos, e fomentar a discussão sobre como nós, enquanto, sociedade, mercado e poder público, podemos aprender a respeitar e a valorizar a experiência.

 

Seção em que você pode publicar e participar ativamente:

 

EMPREGOS – currículos e vagas

*** Nesta seção você pode publicar seu CURRÍCULO.

*** E as empresas e instituições podem publicar suas VAGAS.

Para funcionar e ser bom pra todo mundo, precisamos nos ajudar! 

 

  • Reveja e, se necessário, refaça seu currículo. Modernize-o. Torne-o atraente. Ressalte as qualidades do seu perfil e de sua experiência. E publique-o aqui no Faz Muito Bem 50+ (basta clicar no índice EMPREGOS – CURRÍCULO).

 

  • Há muitas vagas pela internet. Porém, há raros casos em que detalham claramente que a vaga é destinada para pessoas com mais de 50 anos; ou aposentados; ou se não tem restrição em relação à idade. Todos nós podemos ao saber de uma vaga, perguntar se pode se candidatar gente com mais idade! E informar também aos amigos, conhecidos, a empresa do lado de casa, sobre o nosso portal! Estimule empresas a oferecerem vagas aqui no Faz Muito Bem 50+. (basta clicar no índice EMPREGOS – VAGAS)

 

E, por fim, quero que saibam que amo o que estou fazendo. Não sei se funcionará, se é algum tipo de solução. Sei que quero tentar. E que tem muita gente pensando igual. Aqui, estamos sempre dispostos a mudar, reinventar, melhorar, ampliar, evoluir. E por isso, todos podemos participar! O máximo que pode acontecer?! Dar certo pra um ou outro, para alguns, pra vc, pra mim…. Vale correr esse risco?! rs Boralá!!! Vamos juntos!! Sejam muito bem-vindos!!!

beijos. obrigada. 

Lina Menezes

08março2016

 

 

 

9 Responses

  1. Ricardo Tadeu

    Boa tarde. Sou um 50+. Estou reinventando minha vida neste momento, exato momento. E pra minha surpresa esta acontecendo pra valer. Posso testemunhar que aos cinquenta encontrei coragem pra ousar. Estou conseguindo e compartilho com todos este momento de coragem. Vale a pena insistir no sonho. Quem tiver duvida, sugiro arriscar!!! Tenho 50 (%) de chance de sucesso e apostei tudo.

    Responder
    • Lina Menezes

      Uau!!! Q belo depoimento! Muito obrigada, Ricardo Tadeu! Seja muito bem-vindo. Sugiro que detalhe sua história de coragem e ousadia na seção CONSEGUI. É só ir lá no índice PUBLIQUE AQUI e postar! Já, aqui, torcendo por vc! Parabéns, caro cinquentinha!!!! bjs

      Responder
  2. Regina Maria

    Lina, penso q esta sua iniciativa não tem tamanho, o céu é o limite. De gigantesca generosidade. Q vc e este canal sirvam de exemplos para q + ações como estas sejam disponibilizadas, até q, um dia, sejam normais e naturais (embora este dia ainda pareça tão tão tão distante). Parabéns por esta arrancada cheia de garra, consciência e espírito solidário!

    Responder
  3. Rosangela Oldemburg

    Que imteressante esse site
    Estou adorando tudo o que li e acredite
    Vsi bombar
    Eu com meus 58 anos bem vividos , sou paisagista. Execulto jardins maravilhosos. Vou a hortos, compro plantas, pedras, terra,
    Tenho minha ranger , seu nome….Anastacia” kkkkkkkk minha companheirona.
    Andamos mais que noticia ruim
    Meu faceBook Pra quem quiser
    Ecogardenpsisagismo. E eu adoro o que faço e faço com tanto amor. Adoro plantas.
    E agora estou tendo problema no nervo ciatico
    Mas de resto tá tudo bem
    Sucesso pra vc querida. Adorei sua ideia Lina
    Bjs

    Responder
    • Lina Menezes

      Rosangela, q bacana! Seja muito bem-vinda aqui no Faz Muito Bem 50+! Convido-a a publicar no site! Divulgue o que faz, pode incluir fotos de paisagismo, na seção NEGÓCIOS. Conte sua história também em CONSEGUI. Um ótimo exemplo! E adorei… ‘Anastácia’!!! rss (pra publicar, é só vc clicar no índice do site PUBLIQUE AQUI, preencher, incluir texto, foto, escolher a categoria e enviar)!!! bjs

      Responder

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão