Drogas, sexo e mortes no novo livro de Luiz Taques.

 

Por Maria Lúcia Medeiros Teixeira

Capa do livro é criação do artista plástico Acir Alves.

Mulas não carregam apenas o ilícito, carregam, também, as marcas da ilegalidade que, no limiar do amor e do sexo, da dor e do prazer, do crime e do castigo, traduzem a contradição que possa existir na busca de uma vida farta e feliz e o encontro com a imensurável tragédia entre o bem e o mal.

Com a primorosa novela MULAS, de Luiz Taques, tomamos conhecimento de alguns exemplos fictícios: uma bolivianinha de Puerto Suárez e uma loira de Marechal Hermes, o bairro operário carioca.

Há, no entanto, no mundo real, Kátias, Patrícias, Roses, Julianas e tantas outras que, igualmente, inebriadas na busca da sobrevivência, encontram o caminho do cárcere e da degradação.

É que a realidade não escolhe heróis nem vilões. Porque sua complexidade tem a própria sociedade como parâmetro. E expor seus meandros, suas ambivalências e seus limites é uma característica desse autor com fortes traços de repórter.

E, mesmo sem eleger culpados, embora eles existam, mulas cumprem penas insólitas, recebem sentenças de morte e, lógico, a alcunha que irá eternizá-las.

Foto do autor por Elvira Alegre

A ficção de Taques é quente.

O seu livro é vigoroso.

Personagens são marcados pelo destino cruzado da maldição das drogas; protagonizam uma saga não ética e exclusiva em que a violência física, sexual, emocional e psíquica, ultrapassa os limites das leis e da condição humana.

Narrativa ímpar, a proporcionar sentimentos quase visíveis aos olhos do leitor.

As palavras?

Em tons contundentes, porém carregadas de emoções, ao abordar o tráfico na fronteira oeste brasileira.

 

( * Maria Lúcia Medeiros Teixeira é psicóloga.)

 

            SOBRE O AUTOR

            Luiz Taquesnasceu em Corumbá (MS) e vive em Londrina (PR). Além da novela “Mulas”, ele é autor do infantojuvenil “A história de Zé Vida de Barraca”; dos volumes de contos “O casamento vai acabar com o poeta” e“Bebinho, Mamadinho e o velório de Bafo de Alho”; dos romances “Pedroe “Um Rio, Uma Guerra” e da peça teatral “Tereza é meu nome”.

 

SERVIÇO:

LIVRO: “MULAS”

AUTOR: LUIZ TAQUES

PUBLICAÇÃO: 2019

EDITORA KAN

VALOR: R$50,00 (postagem dos Correios já incluída)

PEDIDO PELO E-MAIL: novelamulas@gmail.com

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão