Dica do dr Fábio Ancona Lopez

 

Adorei a recomendação do renomado médico pediatra Fábio Ancona Lopez que já presidiu a Sociedade de Pediatria de São Paulo e ocupou a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria!

Ele chama a atenção de pais, mães e médicos para uma entrevista com o pediatra espanhol Carlos González, que defende que filhos durmam na cama dos pais e que se dê o máximo de colo às crianças. É contra castigos e imposição de limites.

Mamadas

Ele diz que é normal o bebê mamar 8, 10 ou 12 vezes por dia. Apenas o bebê que mama 20, 25 vezes é que deve ser levado à avaliação pois não deve estar mamando bem. E a criança pode mamar de 3 ou de 4 em 4 horas, ou fazê-lo a cada uma ou duas horas e depois dormir várias horas consecutivas. Ou seja, não há uma regra rígida, padrão.

 

DE ONDE VEM A IDÉIA DE QUE BEBÊS SÓ COMEM E DORMEM?

(dica inclusive para avós tranquilizarem filhas…)

“Não sei. Eu acho estranho que as mães digam tenho um bebê muito bom, só come e dorme, mas que nenhuma mãe diga ‘tenho um marido muito bom, só come e dorme’.

Não é bom só comer e dormir. Isso não é ser bom.

Usamos classificações morais erradas para os bebês. Um adulto é mau quando mata, quando rouba, mas um bebé é mau quando chora. Não tem lógica. Isso não é ser mau, é ter instinto.’ (Carlos González)

 

DICA ÚTIL – boa leitura

180_4951_1O pediatra brasileiro Fábio Ancona Lopez é autor, dentre vários livros, do ótimo ‘Avós e Netos’, da editora Manole.

Eu tenho um exemplar, autografado! Um privilégio! Já li e reli! Tem dicas preciosas!

Acesse: http://www.manole.com.br/-pr-4951-183996.htm

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão