Dia Mundial do Diabetes

 

Doença silenciosa, o Diabetes é um sério problema de saúde pública. Segundo a Federação Internacional do Diabetes, um em cada dois adultos não sabe que tem a doença. 

Especialmente o tipo 2 (que se desenvolve por má alimentação, vida sedentária, falta de exercício…) vem crescendo no mundo todo: 415 milhões de pessoas viviam com a doença em 2015. Esse número deve saltar para 642 milhões em 2040, segundo dados da Federação.

diabetesO Diabetes pode causar, se não tratado e controlado, muitas complicações. Daí a importância do diagnóstico precoce. A Campanha deste ano para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, hoje, 14 de novembro, tem como tema ‘De olho no Diabetes’ objetivando incentivar o rastreamento na população e a detecção precoce. Assim passa a ser possível tratar e prevenir complicações (como cegueira, amputações, doenças cardiovasculares e falência renal).

Mas, uma boa notícia é que, segundo os especialistas, é possível prevenir até 70% dos casos de Diabetes tipo 2 por meio da adoção de hábitos saudáveis. Fazer exercícios, comer de forma saudável e equilibrada, evitando gorduras e frituras, combater o estresse adotando medidas de lazer e prazer, não fumar, evitar sobrepeso. A obesidade tem íntima relação com o Diabetes.

Fique atento a sinais e sintomas da doença:

No Diabetes tipo 1 (que costuma aparecer ainda quando criança ou na adolescência), os sintomas são mais acentuados. E podem surgir de uma hora pra outra:

  • perda de peso
  • muito cansaço
  • muita sede
  • aumento da fome
  • dificuldade de cicatrização
  • muita vontade de urinar etc

Esses sintomas também podem surgir no tipo 2. Mas, atenção, crianças que desenvolvem o Diabetes tipo 2 não costumam apresentar sinais inicias que sirvam de alerta.

 

 

Mais informações e a programação do Dia Mundial do Diabetes, acesse  http://diamundialdodiabetes.org.br/

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão