Todos já sabemos que somos o resultado do que comemos. Se a nossa dieta é balanceada e saudável em todas as fases da vida a tendência é envelhecer com mais saúde e menos doenças. Mas, nem sempre a vida corrida permite que a gente escolha quando e o que comer, o que pode fazer muito mal ao nosso organismo.

Em geral, por volta dos 40 aos 50 anos já estamos com menos massa muscular, mais gordura acumulada nos lugares mais indesejáveis, e com metabolismo mais lento. Mas, para manter nosso bem estar vamos a algumas dicas sobre alimentação por fases.

 

Dos 20 – 30 anos:

 

A dica é controlar o peso e manter hábitos saudáveis. Cuidado com o humor por causa da TPM – Tensão Pré-Menstrual. Recomenda-se a ingesta de alimentos ricos em cálcio, como leite desnatado e queijos, carnes magras, cereais integrais, hortaliças e frutas. Importante ainda ingerir feijão, folhas verde escuras, beterraba, ricos em ferro, e combinados com sucos ricos em Vitamina C, pois é comum termos anemia nesta fase.

 

Dos 30 – 40 anos:

 

Nesta fase começa haver a diminuição de colágeno, uma das grandes preocupações das mulheres. Recomenda-se neste período ingerir alimentos ricos em Vitamina C. Carnes magras, hortaliças, frutas e cereais. Cuidado com sobrepeso e com o colesterol.

 

Dos 40 – 50 anos em diante:

 

A perda de colágeno se acentua nesta fase. E caminhamos para a menopausa com diminuição na produção de estrogênio. É preciso redobrar a atenção para não engordar e juntar gordura na região da cintura-quadril, risco para doenças cardiovasculares. Recomenda-se alimentos ricos em cálcio (leite desnatado, queijos brancos, iogurte), além de alimentos derivados de soja, ricos em isoflavonas. E tomar muito líquido.

Em todas as fases é importante que se faça atividade física regular essencial para manter o corpo em forma junto com a alimentação saudável.

 

 

 

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão