Cartão de Estacionamento para Idoso

12

Quem tem direito a essa Autorização especial para estacionamento em vagas sinalizadas com a legenda “IDOSO”? Saiba mais…

placa-vaga-idosoO que é Cartão de Estacionamento para Idoso?


É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.

Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também a folha Zona Azul.

O benefício foi regulamentado pela Portaria SMT.GAB nº 017/10, de 13/03/10.

Quem tem direito ao Cartão de Estacionamento para Idoso emitido pelo DSV?

As pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

Como solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso? 


O SUAE – Sistema Unificado de Autorizações Especiais – é o sistema de informação que emite o cartão do Idoso. Se for seu primeiro acesso, entenda passo a passo como deverá proceder para solicitar o cartão:

1. Fazer seu cadastro como Requerente – para acessar o SUAE é necessário fazer seu cadastro como “Requerente” (pessoa física que deseja requerer alguma autorização especial ao DSV);

2. Acessar o sistema – os dois últimos dados solicitados no cadastro do requerente são obrigatórios para acessar o sistema:

a. Usuário – dado que identifica cada requerente no sistema SUAE. O sistema definirá o CPF do requerente como código do Usuário;

b. Senha – A senha deverá ter no mínimo quatro e no máximo oito caracteres.

c. Atenção, pois serão consideradas na validação da digitação da senha, as letras maiúsculas e minúsculas.

3. Solicitar Novo Requerimento de Idoso – somente um requerimento por requerente (Idoso) será possível ser cadastrado e duas condições serão verificadas:

a. Requerente (Idoso) deverá residir no município de São Paulo;

b. Requerente deverá possuir idade mínima de 60 (sessenta) anos, através da data de nascimento informada no seu cadastro.

4. Encaminhar o requerimento impresso e assinado juntamente com as cópias simples dos documentos listados abaixo via correio para a Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970 ou apresentá-los no DSV – Autorizações Especiais – Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros, no prazo máximo de 15 dias.

Documentos necessários – cópias simples

a. Documento de identidade oficial em validade com CPF (RG, CNH ou outro oficial) do requerente;

Se o documento de identidade não contiver o número do CPF, apresentar a cópia do CPF;

b. Comprovante de residência no Município de São Paulo atual no nome do requerente;

c. Quando for o caso, documento de identidade oficial em validade com CPF do representante legal (RG, CNH ou outro oficial) e da Procuração, Tutela ou Curatela.

Acompanhar a situação do seu requerimento pelo sistema – a qualquer momento o requerente poderá consultar o status atual do seu requerimento pelo próprio sistema, clicando na opção “Consultar Requerimentos”;

5. Para as solicitações enviadas pelos Correios, se o requerimento for “Deferido”, aguarde, pois o Cartão do Idoso será enviado pelo correio.

Para fazer a solicitação do Cartão do Idoso acesse o Sistema Unificado de Autorizações Especiais – SUAE – SMT/DSV

Obtenção da 2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso

2ª Via do Cartão por perda, roubo ou furto

Para a emissão da 2ª Via do Cartão nos casos de perda, roubo, furto é necessária a apresentação da cópia do Boletim de Ocorrência onde deverá constar o nome completo do titular do cartão e o ocorrido com o Cartão do Idoso para vaga de estacionamento (perda, roubo ou furto). A 2ª via poderá ser solicitada através do e-mail dsvaeidoso@prefeitura.sp.gov.br, pelo fax 3030-2485, pelo correio ou pessoalmente, no DSV – Autorizações Especiais – Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros (próximo à Estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela do Metrô).

2ª Via do Cartão nos casos de danificação

No caso do Cartão ter sido danificado, para a obtenção da 2ª via, é necessário apresentar o cartão danificado. Se o titular não estiver mais de posse do cartão danificado, será necessária a apresentação de um Boletim de Ocorrência onde deverá constar o nome completo do titular do cartão e o ocorrido com o Cartão do Idoso para vaga de estacionamento.

Regras de utilização do Cartão de Estacionamento para Idoso:

  • tem validade em todo o território nacional e poderá ser utilizado nas vagas sinalizadas com a inscrição “Idoso”;
  • precisa ser renovado a cada cinco anos;
  • apenas o original deve ser utilizado, não sendo permitida a utilização de cópias;
  • só pode ser utilizado pelo titular;
  • por questão de segurança, o nome do titular fica na parte de trás do cartão;
  • o titular poderá utilizar o Cartão em qualquer veículo, não importando quem é o proprietário ou quem está dirigindo;
  • na Cidade de São Paulo, o Cartão não isenta do pagamento nas vagas sinalizadas em áreas de Zona Azul;
  • o Cartão também deve ser utilizado nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados, bancos etc;
  • em caso de perda, roubo ou furto do Cartão, é necessária a apresentação da cópia do Boletim de Ocorrência onde deverá constar o ocorrido com o cartão; e
  • o Cartão pode ser plastificado para que dure os cinco anos da validade.

Dúvidas: ligue 156 ou envie um e-mail para dsvaeidoso@prefeitura.sp.gov.br

Perguntas Frequentes

  1. O que é preciso observar no uso diário do Cartão?
    Além das regras de trânsito vigentes e daquelas estabelecidas pela sinalização local, deverão ser respeitadas rigorosamente as “Regras de Utilização” contidas no verso do Cartão.

O Cartão de Estacionamento pra Idoso emitido pelo DSV-AE poderá ser utilizado como referência para estabelecimentos particulares, que reservem vaga específica de estacionamento para pessoas idosas.

  • Onde posso retirar o meu cartão?
    Para as solicitações via Correio: aguarde, pois o senhor(a) receberá o seu cartão também pelo Correio.

 

Para as solicitações no DSV: o senhor(a) também poderá solicitar e retirar o seu cartão  no DSV – Autorizações Especiais – Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros

  • Posso utilizar o meu Cartão em outro município?
    Sim. O Cartão de Estacionamento para Idoso tem validade Nacional. Contudo, a sua emissão é de responsabilidade de cada município.
  • Preciso renovar o meu Cartão?
    Sim. A cada cinco anos.

* Veja também informações sobre Cartão de Estacionamento para Vagas Especiais para quem tem deficiência de mobilidade.

 

 

12 Responses

  1. Seizi Oga

    Não consigo fazer meu cadastramento junto a SUAE. É complicado o preenchimento da senha, p.e. o que significa considerar letras maiúsculas e minúsculas.

    Responder
  2. elci santos

    onde eu acho estal requerimento fiz o cadastro e nao me foi enviado nada no meu e-mail alguem pode me ajuadar

    Responder
  3. Gedivaldo Alves da Silva

    Eu posso colocar uma foto na frente ou verso na hora de plastificar o cartão, eu creio que fica mais dificil de alguem que não seja eu utilizar o cartão.

    Responder
  4. Wilson de almeida criscuolo

    Solicitei o cartão do idoso para estacionamento em 20-12-16 conforme numero 356071 e até o presente não recebi, tento falar no tel. 3030-2422 e não consigo o atendimento no mesmo, pois só da como ocupado, gostaria de obter informações a respeito, o qual muito agradeço

    Responder

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão