Autoexame da Tireoide

 

Por acaso você já fez um autoexame da Tireoide? Sabe onde fica essa glândula tão importante para o bom funcionamento do organismo todo? Como investigar se há algo suspeito?

 

Vamos aprender?

Isso pode ajudar a identificar algum sinal de alerta que te leve ao médico. Claro que isso não substitui a visita regular ao médico, nem é capaz de diagnosticar Hipotireoidismo. Mas é simples e pode ser mais um instrumento que auxilia na prevenção de problemas.

 

Você só precisa de:

  • espelho de mão
  • um copo de água

 

Faça assim:

saladeespera6_6
  1. Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do pomo de Adão (gogó). Sua tireoide está localizada nesta área.
  2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.
  3. Beba um gole d’água.
  4. Ao engolir, observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada. Repita este teste várias vezes, se necessário.
  5. Observe se existe algum nódulo ou saliência. Ao notar alguma alteração, procure um endocrinologista para obter orientações. 
ae_tireoide_3

Atenção

Além do Hipotireoidismo, outro problema relacionado à tireoide são os nódulos tireoidianos, caroços que aparecem na glândula, principalmente em mulheres e mais frequentemente com o envelhecimento.

Podem ocorrer apenas um ou vários nódulos. E alguns deles podem representar algum tipo de câncer.

Importante saber que fazer o teste de palpação no pescoço é mais difícil, o que deve ficar reservado ao médico porque precisa de experiência para tal.

Mas se notar qualquer coisa diferente, volume no pescoço, nódulo ou dificuldade para engolir ao fazer o autoexame deve procurar um médico endocrinologista para averiguação detalhada.

Afinal, sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental para que um tratamento adequado seja feito, aumentando as possibilidades de ficar bem de saúde e ter qualidade de vida.

 

Agora que você já sabe desse autoexame informe a família e os amigos. Compartilhe. Prevenção sempre faz muito bem!

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão