Ana Costa: exemplo de superação em livro: ‘Volta se houver motivo para voltar’

2

 

Conheci Ana Maria Costa pelo facebook. Afinidades e história na área da saúde nos levaram a construir uma amizade. Um belo dia contou-me um pouco de sua trajetória pessoal: de diretora de saúde de um grande hospital a reinventar-se, agora, numa carreira de escritora. O motivo? Sofreu um AVC (derrame cerebral), há cerca de 2 anos, o que lhe tirou a concentração, lhe deu falhas de memória e uma pequena dificuldade na fala que lhe confere um sotaque estrangeiro. Disse-lhe – ao encontrá-la pessoalmente – que é seu mais novo charme.

Depois de um bullying no trabalho (o que me deixou-me absurdada pois pressupõe-se que um estabelecimento de saúde teria sensibilidade e competência para lidar com uma profissional vítima de um Acidente Vascular Cerebral) ela deixou o cargo e o local para onde rumava, todo dia, há mais de 30 anos de dedicação.

Bem humorada – característica de nascença, segundo ela – Ana viajou com o filho João Pedro, companheiro de todas as horas. Na Europa, ela esfriou a cabeça, revigorou-se e na volta ao Brasil decidiu concretizar seu primeiro livro: ‘Volta se houver motivo para voltar’ pela editora Scortecci. 

Tive o privilégio de ser convidada pela autora a ler o esboço. Uma preciosidade, cheia de emoção e superações. Ela relata em crônicas, passagens que nos fazem chorar e rir. De uma leveza como ela vê e leva a vida! Uma lição, com certeza, a cada leitor.

fullsizerender-5Depois de muitas conversas por mídias sociais e emails, eu e Ana finalmente nos encontramos pessoalmente. Um café recheado de boas histórias e muitos sonhos. Inclusive, de dados que ela já começa a colecionar para um provável segundo livro… pois, piauiense, e ‘sem filtro depois do AVC’, como ela brinca, Ana Costa transita confortavelmente pelo universo literário. E depois desse chacoalhão (como confessa ela) vive cada dia intensamente! Como mostra a tatuagem que fez no braço (vontade antiga) e que teve coragem só depois dessa experiência que transformou sua vida! Ana Costa, veio pra ficar!

img_7931

 

 

Lançamento do livro: ‘Volta se houver motivo para voltar’

Dia: 3 dezembro 2016

Horário: das 15h30 às 18h30

Local: Livraria Martins Fontes Paulista (av. Paulista, 509)

 

 

 

15087030_833979186745296_1202910395_n-1

2 Responses

  1. Ana Costa

    O melhor presente que podemos receber de alguém é seu tempo, sua atenção, seu amor e seu interesse. Obrigada, Lina por tudo isso e pelo seu carinho. Abraço.

    Responder

Publique aqui um comentário, dúvida ou sugestão